Conformidade, Compliance e Curadoria de Cultura

Por que a polícia atua como atua? Como as normas gerais de funcionamento, os protocolos especiais da polícia e os hábitos operacionais desses agentes saem do âmbito abstrato dos códigos para se tornar práticas e rotinas policiais?

Junior Lima

10/14/20252 min read

Cultura Organizacional

Do ponto de vista da existência e do funcionamento das instituições, um conjunto de crenças, princípios e valores circula em meio àquele ambiente corporativo, determinando não apenas o resultado prático do negócio dessas organizações (lucro, receitas, imagem, etc.), mas influenciando diretamente no seu funcionamento e longevidade.

Esse conjunto de valores, crenças, princípios e práticas exercitados num dado ambiente corporativo, nos seus diversos níveis, é o que a gestão e governança moderna denominam Cultura Organizacional. Ela, em regra, é composta por 3 níveis (Artefatos, Valores e Pressupostos).

3 Níveis da Cultura

1º Nível: Artefatos (elementos mais tangíveis, palpáveis ou que se pode observar, como os símbolos empresariais, aparatos logísticos, distintivos, fardamentos e uniformes, etc.)

2º Nível: Normas e Valores (crenças institucionais, organizadas, geralmente, nos chamados códigos de cultura organizacional - carta de valores, códigos de ética, declaração de princípios, etc.). Este nível é menos visível do que os artefatos e se situa numa camada mais interna da organização.

3º Nível: Pressupostos (estrutura fundacional da empresa, são princípios específicos, como os costumes, geralmente ocultos, que ditam outros valores e influenciam práticas e rotinas, determinando o comportamento ambiental. Além de um caráter mais “hermético”, é hostil à mudança.

Cultura de Polícia

O uniforme, a farda, os códigos de conduta e os sistemas de padronização das instituições policiais são manifestações de parte da cultura da organização, mas, como meros artefatos da cultura dessas corporações, não são capazes de determinar a cultura organizacional da polícia.

É num nível mais profundo da cultura organizacional (pressupostos), onde se encontram os motores culturais da polícia (os usos e costumes, a tradição e o “espírito de polícia") que a cultura se estabelece.

Esse local" é altamente repelente à ideia de mudança ou rearticulação cultural, e é por isso que, nem sempre, policiais agem como o "stablishment" planeja que eles ajam.

Conformidade

A rotina, as práticas efetivamente levadas a efeito por policiais no dia-a-dia das ruas correspondem aos protocolos firmados nos códigos formais de condutal policial?

Toda vez que examinamos a ideia de compatibilidade, de adequação da prática à norma, exercitamos a ideia de conformidade.

Compliance

Compliance (conformidade em inglês) é um mecanismo moderno por meio dos quais uma instituição ou corporação instala e promove uma política de conformidade na empresa.

Curadoria de Cultura

Curadoria de cultura é o exercício sistemático de conformidade que busca a constante conexão entre o que a organização prega e cultua como valor ao que ela efetivamente faz. No caso das organizações policiais, a curadoria de cultura busca verificar o grau de aderência dos colaboradores (como o policial atua) ao cânone normativo da instituição (protocolos).

A curadoria de cultura parte do pressuposto de que as normas escritas que prescrevem regras de conduta não garantem, por si só, que a prática reproduza o protocolo idealizado.

Ao promover a constante comparação do comportamento do colaborador aos valores/crenças/princípios da organização, a curadoria de cultura busca destacar suas diferenças ou similaridades.

É uma forma de vigilância cultural (e não jurídica) sobre o colaborador.

Um curador de cultura organizacional sabe que é o comportamento do colaborador (e não a expectativa de comportamento do colaborador), que constrói o ambiente corporativo, consolida a cultura organizacional e entrega, para o público, a verdadeira imagem da corporação.

Isso foi só um "aperitivo". Quer saber tudo isso em detalhes?