SÉRIE "TEORIA DE POLÍCIA":
CONHEÇA OS LIVROS DA SÉRIE
A série “Teoria de Polícia” é um projeto de permanente diálogo entre a atividade policial e a investigação científica.
Todas as obras da série se baseiam na ideia de que a atividade policial não pode mais ser exercida a partir de protocolos medievais de polícia ou de programas ideológicos sem correspondentes empíricos validados pelo laboratório das ruas.
A série é composta por 3 livros. São eles:
TEORIA DE POLÍCIA: INSTITUIÇÕES TOTAIS E CULTURA POLICIAL
LIVRO 1
"Teoria de Polícia: Instituições Totais e Cultura Policial" revela um universo inexplorado das organizações policiais. Ao fazê-lo, o livro traz um conteúdo inédito que mostra como policiais pensam, agem e interagem com a sociedade e entre si e "por que as instituições policiais funcionam como funcionam".
O conteúdo deste livro busca, essencialmente, promover a emancipação intelectual de policiais, e, por isso mesmo, não deve ser lido como um simples manual de prática policial.
Ao ler essa obra, o caro leitor deve se preocupar, essencialmente, com a seguinte questão:
Como as normas gerais de funcionamento, os protocolos especiais de polícia e os hábitos operacionais desses agentes saem do âmbito abstrato dos códigos para se tornar, efetivamente, práticas e rotinas policiais?


ECOSSISTEMAS E MODELOS DE POLÍCIA
LIVRO 2


CONFIRA A AGENDA DE LANÇAMENTO
Ecossistemas e Modelos de Polícia é uma obra sobre a arquitetura de polícia.
Nesse livro, apresentamos uma nova abordagem do sistema de persecução policial e do mecanismo de prestação jurisdicional com o qual a polícia se conecta.
Em digressão jurídica, sociológica e plural sobre a atividade policial, o livro examina, entre outras coisas, o lugar e a natureza da atividade policial e a leitura constitucional mais adequada dos termos polícia administrativa e polícia judiciária, examinando, em relação a esta última, a titularidade, a exclusividade e os inéditos conceitos de "polícia judiciária natural" e "polícia judiciária incidental".
Além de uma organizada e pedagógica arquitetura do sistema policial brasileiro, a obra discorre sobre a natureza jurídica das GCMs e apresenta, por meio do alegórico "dilema do porco-espinho", a problemática questão das "duas polícias pela metade" e os não-republicanos conflitos entre as instituições policiais.
É uma leitura fundamental para cursos de formação policial, juristas e operadores do sistema de persecução criminal.
TRATADO DE ATIVIDADE POLICIAL
LIVRO 3


Tratado de Atividade Policial é, em essência, uma obra sobre o fim último da polícia.
Nesta obra, o autor traz uma importante contribuição para o exercício cientiífico da atividade policial, dirigindo-se, especialmente, aos operários da segurança pública e àqueles que desejam exercer o múnus policial com excelência e reconhecida proficiência operacional.
O livro se reporta a um conjunto de estratégias, institutos jurídicos e tecnologias de inteligência funcional que emprestam rigor científico à atividade policial.
Se, nos livros anteriores, nos dedicamos ao estudo da cultura de polícia e à compreensão do sistema de persecução policial, neste último livro da série, dedicamo-nos a escrever uma espécie de "manual de polícia", que, em linhas gerais, eleva o nível de profissionalização dos policiais a um patamar de inequívoca proficiência.
CONFIRA A AGENDA DE LANÇAMENTO
CURADORIA EDITORIAL
JUNIOR DA SILVA LIMA
Desenvolvido por: Junior da Silva Lima
© 2025. Todos os direitos reservados





