O Que é Polícia?

Para além do seu impacto linguístico usual, o termo "Polícia" possui uma capilaridade conceitual pouco conhecida, não apenas do grande público, mas até mesmo de policiais.

Junior Lima

10/13/20252 min read

O Que é Polícia?

A ideia corrente e popular sobre polícia, ditada pelo senso comum, esconde múltiplos sentidos inerentes à natureza e ao alcance da expressão. Para além do seu impacto linguístico usual, o termo "Polícia" possui uma capilaridade conceitual pouco conhecida, não apenas do grande público, mas até mesmo de policiais.

Quantos de nós, de fato, entendemos que para além de um "rótulo" ligado, essencialmente, à ideia de controle social, há, na expressão polícia, pelo menos 4 dimensões conceituas distintas?

Polícia-governo

Traduz o sentido etimológico da expressão polícia, remetendo à tecnica de governo relativa à administração das primitivas "cidades-estados".

Há, de fato, uma ligação etimológica direta entre a expressão polícia e sua raiz filológica, que pode ser encontrada nos vocábulos "pólis', "politeia" e política, todos a indicar esse sentido mais "político" da expressao polícia.

Não à toa, o conceito moderno de polícia vem do processo linguístico que remonta às expressões grega, "politeia", e latina, "politia".

Polícia-controle

O sentido originário da expressão polícia, mais ligado à uma técnica de governo ou organização burocrática das cidades-estados, sai, gradativamente, da esfera de organização bruocrática do Estado, para se tornar um sistema de organização dos espaços públicos.

Um sentido de controle social e administração das massas surge, paulatinamente, na medida em que os Estados-Nacionais começam a se organizar.

Polícia-organização

O sentido originário da expressão polícia, mais ligado à uma técnica de governo ou organização burocrática das cidades-estados, sofreu importante alteração, em especial, após o processo de romanização do ocidente.

A expressão latina "politia", por isso mesmo, cria uma ideia de polícia com conotação mais específica, vinculada ao exercício do controle estatal.

Para o exercício sistemático do controle das massas, guarda das primeiras fábrias e materialização do controle social formal, surgiu instituições cada vez mais especializadas, dando origem às modernas organizações policiais.

Polícia-construto

A ideia de polícia como mecanismo geral de vigilância e censura pública tem origem na organização primitiva das primeiras sociedades.

Na medida em que formas ou sistemas de associação nasciam, as famílias, igrejas e Estados, desenvolviam parâmetros de fiscalização.

O escrutínio moral, político ou religioso em face de indivíduos, famílias e tribos trazia, para qualquer forma de organização social (comunidades, sociedades e Estado) a ideia abstrata de fiscalização, escrutínio e supervisão geral do indivíduo a partir de um dado parâmetro consuetudinário intrinsicamente ligado a qualquer sociedade.

Isso foi só um "aperitivo". Quer saber tudo isso em detalhes?